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O jogo pedagógico e seu propósito na sala de aula

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Nesta e na próxima semana mostrarei parte dos resultados de um trabalho desenvolvido por ocasião do Mestrado em Ensino de Física realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em parceria com o Programa MNPEF. O trabalho versou sobre a confecção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para abordar a temática da interação das radiações eletromagnéticas com a matéria junto a uma turma de 2º ano do Ensino Médio de escola pública estadual. Ao passo que hoje trarei para exposição o jogo criado para uso na UEPS, na outra publicação tratarei da sequência didática em si.     O jogo pedagógico e seu propósito na sala de aula               Não é necessariamente uma aula fundamentada em experimentos que irá promover uma aprendizagem significativa, nem tampouco aulas expositivas são as mais adequadas para tal intento; tanto numa como noutra, seja a aprendizagem efetuada por descoberta ou por recepção, o aluno apenas será capaz de dar sentid

O ocaso da autoridade

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  Disponível em:< https://brainly.com.br/tarefa/725660 >. Acessado em 20/11/2020               Em um processo que se arrasta desde sempre, mas percebido com maior pujança nos últimos anos, a autoridade, enquanto prerrogativa de se fazer obedecer, de atuar e de exercer influência, vem sendo por todos os lados atacada, sobretudo nessa época pós-moderna. A importância de se lançar um olhar mais diligente sobre esse assunto é realçada pelas consequências da diminuição da reverência às hierarquias: Criminalidade nas ruas, dissensão no seio familiar, acintes os mais diversos contra as instituições públicas que sustentam o Estado de Direito e a indisciplina nas salas de aula são apenas alguns dos efeitos colaterais.             Para uma análise mais detida, tomemos o caso da indisciplina no âmbito escolar. Comparativamente, há alguns anos atrás a escola, enquanto instituição pública destinada ao ensino das letras e das ciências, nutria de prestígio junto à sociedade. Esse respeit

Biden x Trump: E a educação com isso?

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  Imagem retirada de <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54852762> em 08/11/2020             As últimas semanas protagonizaram inúmeros debates nas redes sociais, análises e prognósticos nos meios midiáticos, e, seguramente, ardente expectação entre os seguidores mais engajados de ambos os lados que concorriam à eleição presidencial do país mais poderoso do planeta. Se bem que é verdade que o interesso do brasileiro pelo que ocorre em terras ianques se justifique pelo alto número de imigrantes compatriotas lá presentes, pelos investimentos que as empresas daquele país têm aqui, e pelas influências indiretas, no entanto pujantes, que os americanos exercem sobre todo o mundo, dessa vez o olhar do público brasileiro se voltou com maior interesse em razão de o certame eventualmente prefigurar uma desejada derrocada do atual mandatário nacional no pleito que há de vir em virtude dos laços pessoais e similaridades entre este e   Donald Trump.             Nas mentes ma

A escola como espaço de resistência

  Prólogo Na oportunidade dessas postagens, por vezes alternadamente à abordagem de tópicos voltados com maior ênfase ao Ensino (área a que endereçaremos o tratamento de teorias e metodologias de ensino-aprendizagem), volvendo-nos a atenção à temática da Gestão de alunos teceremos comentários sobre passagens específicas do livro (In)Disciplina , de Celso dos S. Vasconcellos (2016). Enquanto o conteúdo das considerações não se preocupará com justificativas para além de aspectos extraídos da opinião daquele que vos escreve tecidos segundo uma lógica e sensatez minimamente aceitáveis, a forma transluzirá uma tentativa de compreensão do ponto de vista do autor do livro mesclada com a perspectiva do autor desse blog, ora distanciando ora afastando-me como é natural em qualquer diálogo entre duas pessoas. A escola como espaço de resistência “ Se o professor pensa em simplesmente conseguir o silêncio de seus alunos para poder falar, está tendo uma visão muito es

Acaso indisciplina apetece professor?

  Prólogo             Na oportunidade dessas postagens, por vezes alternadamente à abordagem de tópicos voltados com maior ênfase ao Ensino (área a que endereçaremos o tratamento de teorias e metodologias de ensino-aprendizagem), volvendo-nos a atenção à temática da Gestão de alunos teceremos comentários sobre passagens específicas do livro (In)Disciplina , de Celso dos S. Vasconcellos (2016).             Enquanto o conteúdo das considerações não se preocupará com justificativas para além de aspectos extraídos da opinião daquele que vos escreve tecidos segundo uma lógica e sensatez minimamente aceitáveis, a forma transluzirá uma tentativa de compreensão do ponto de vista do autor do livro mesclada com a perspectiva do autor desse blog, ora distanciando ora afastando-me como é natural em qualquer diálogo entre duas pessoas.   Acaso indisciplina apetece professor?   “Geralmente, disciplina é entendida como adequação do comportamento do aluno àquilo que o professor deseja. S