Tópicos a serem publicados no blog a respeito da Metodologia ABP

  1. Introdução: Objetivos, Justificativa e fundamentação teórica.

  2. Esboço de propostas presentes na literatura.

  3. Modelo proposto a ser empregado na Escola Básica, mas especialmente no Ensino Médio.

  4. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Sequência didática.

  5. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Critérios de avaliação ao longo do processo.

  6. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Resultados.

  7. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Conclusão.

1. Introdução:  

Objetivos, Justificativa e Fundamentação Teórica

Não obstante a Eletricidade esteja amplamente presente em aparatos de múltiplas funções do nosso cotidiano, as dificuldades na compreensão precisa dos seus conceitos, a persistência de concepções alternativas, e os raciocínios equivocados que alunos costumam apresentar quando analisam circuitos simples, são testificados pelo grande volume de estudos acerca dos problemas de aprendizagem associados a essa área. Uma possível causa para a incapacidade de corretamente utilizar os conceitos trabalhados em sala de aula para a explicação dos fenômenos elétricos está na forma como esse conteúdo via de regra é ensinado: mediante aulas em que conceitos são tratados como meras informações destinadas à memorização. Práticas pedagógicas alicerçadas nesse tipo de concepção promovem o distanciamento entre o conhecimento de senso comum, apresentado pelo aluno e adquirido em suas relações com o mundo e com as pessoas, e o conhecimento científico; ficando, este, restrito à escola e sem qualquer valor prático.

A necessidade de se exigir do aluno para além do que habitualmente se faz na Educação Básica através dos tão combatidos métodos tradicionais de ensino – os quais invariavelmente colocam o professor no centro das atenções como o detentor do saber a ser transmitido – vem expressa numa das competências gerais a serem adquiridas pelos estudantes desse nível de ensino constantes na Base Nacional Comum Curricular. Com efeito:

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas (Brasil, 2017, p. 9).


Por essa razão, o principal objetivo deste trabalho é construir uma sequência didática abordando temas circunscritos à Eletricidade a nível de Ensino Médio, mais especificamente, lidando com conceitos como tensão, resistência e corrente elétrica, além de associação de elementos em circuitos, potência e energia elétrica, por via da proposição de uma questão-problema simulando um caso real encontrado por um suposto eletricista. Os pilares dessa edificação foram assentados sobre o método pestalozziano de ensino, a concepção de aprendizagem significativa de Ausubel e a utilização de temas geradores conforme estabelecidos por Paulo Freire, e moldados pela fôrma de uma metodologia que impõe ao aluno o protagonismo da própria aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).


 

No tocante ao método pestalozziano, destacamos a necessidade de se partir (Zanatta, 2005):

  • Do conhecido ao desconhecido;

  • Do concreto ao abstrato;

  • Da visão particular para a geral.

  Com respeito à teoria de Ausubel, realçamos seu conceito de aprendizagem significativa , o qual é entendido como:

  • A aprendizagem oriunda da ancoragem de novas informações em conhecimentos presentes na estrutura cognitiva do aluno, dando origem a saberes aos quais o aprendiz é capaz de atribuir sentido e significado;

  • E antagônico ao de aprendizagem mecânica, alcançada sem que haja qualquer interação entre as novas informações e aquelas já constantes na estrutura cognitiva. Há tão somente a incorporação do conteúdo.


        Contributo de Paulo Freire para o trabalho realizado foi seu conceito de tema gerador, definido como:

  • Aquilo que é intrínseco à comunidade, isto é, objetos, situações e tecnologias que são conhecidos por aquelas pessoas, mesmo que esse conhecimento seja de senso comum, o que ocorre na maioria das vezes.


            Com o auxílio dos temas geradores, o professor pode levantar objetos e situações que proporcionem maior interação professor-aluno e conhecimento-aluno em um processo dialógico. Caberá a eles o papel de mediar o contato entre o aluno e o conhecimento científico a ser trabalhado pelo regente.


Referência

SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 26 ago. 2020.








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