Sequência didática conduzida pela metodologia ABP

 

Tópicos a serem publicados no blog a respeito da Metodologia ABP:

1.                  Introdução: Objetivos, Justificativa e fundamentação teórica.

2.                  Esboço de propostas presentes na literatura.

3.                  Modelo proposto a ser empregado na Escola Básica, mas especialmente no Ensino Médio.

4.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Sequência didática.

5.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Critérios avaliação ao longo do processo.

6.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Resultados.

7.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Conclusão.

 

4. Sequência didática

 

A sequência didática foi aplicada a uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Composta por 17 aulas de 50 min cada, as ações a ela associadas estão pormenorizadamente descritas nas considerações que se seguem.

 

            Atenção: No post anterior se expôs a estrutura geral de uma sequência didática para o trabalho de temática qualquer segundo a metodologia ABP na Educação Básica. Conforme consta, são 7 as etapas que a constituem.

 

            Na etapa 1 da sequência preparada e aplicada, foram levadas a cabo várias ações no intento de introduzir os alunos no contexto de estudos guiados pela metodologia ABP. O Quadro 1, apresentado a seguir, informa em detalhes cada uma dessas ações.

Quadro 1: Ações referentes à Etapa 1.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

1

i) Composta por 45 alunos, a turma inicialmente foi dividida em 8 grupos com 5 ou 6 alunos cada.

 

ii) Após isso, foi-lhes apresentada a proposta ABP, passada a eles como uma metodologia que coloca o aluno como protagonista da própria aprendizagem, atribuindo ao professor o papel de mediador entre eles e as informações.

 

iii) Impressão distribuída a cada um dos alunos trazia o enunciado do problema de estudo, abaixo apresentado.

 

iv) Tentativa inicial de solução, pelos grupos, com base no conhecimento que já dispunham sobre o assunto, isto é, em seus conhecimentos prévios;

v) Aviso da construção de cartaz e maquete ao término do trabalho.

 

 

O problema, cuja busca pela solução impeliu as ações realizadas em toda a sequência didática, está enunciado abaixo na Figura 1.

 

Figura 1: Problema apresentado aos alunos


A Etapa 2 de desenvolvimento do projeto encontra-se apresentada no Quadro 2. Ela consistiu na orientação dos alunos por parte do professor em relação à realização de pesquisas acerca do tema.

Quadro 2: Ações referentes à Etapa 2.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

2

Solicitação, dirigida a cada aluno, para que sejam elaboradas, em casa, as questões de aprendizagem acerca dos aspectos não compreendidos do problema em questão. Orientação para que fossem realizadas pesquisas em livros didáticos ou internet, e as tragam para análise na aula seguinte.

 

Além da escola, nesta etapa o aluno envolve a comunidade escolar no processo de ensino-aprendizagem, pois teve a oportunidade de dialogar em sua residência conceitos prévios com seus familiares, levando para a sala de aula questões pertinentes que são levadas em consideração na etapa seguinte. A Etapa 3, relacionada no Quadro 3, consistiu em reorganização de ideias do grupo, e consequentes conclusões parciais do mesmo.

Quadro 3: Ações referentes à Etapa 3.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

3

i) Classificação, por cada grupo, das questões de aprendizagem elaboradas pelos seus membros, em ordem decrescente de importância para a solução do problema;

 

ii) Feito isso, foi-se instado a cada grupo que socializassem as questões levantadas ao restante da turma, bem como suas conclusões parciais para a resolução do problema;

 

iii) Com a aproximação do término temporal da aula, foi sugerido que, se entendessem necessário após toda a discussão, reformulassem e reordenassem as questões levantadas.

 

Nesta etapa os temas geradores foram selecionados, suas interligações com os conceitos a estudar foram estabelecidas, e a tarefa de cada grupo dentro desse escopo foi determinada. O Quadro 4 apresenta as ações referentes ao desenvolvimento da Etapa 4 do projeto.

 

Quadro 4: Ações referentes à Etapa 4.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

4

i) Como estratégia de bem orientar o estudo e de modo a capacitar-lhes a resolver o problema, procedeu-se à decomposição deste em temas geradores, entendidos como objetos ou situações típicas do cotidiano dos alunos com a atribuição de fazer as vezes de ponte interconectando alunos às informações pretendidas.

 

ii) Distribuição dos conceitos entre os 8 grupos para serem explicados em momento oportuno;

 

iii) Indicação de localização específica no livro didático para estudo dos conceitos, a ser empreendido por todos os grupos e avaliado mediante confecção de relatório.

 

Para o problema em causa foram três os temas geradores: chuveiro, malha elétrica e consumo de energia. Os mapas conceituais traçados em sala pelo professor exibindo as ligações entre os temas e os conceitos que lhes são subjacentes são apresentados na Figura 3.

Figura 2: Mapas conceituais exibindo temas geradores e conceitos correlatos.

 

 

 

 

Estabelecidas as interligações entre os temas geradores e os conceitos a serem aprendidos mediante os mapas conceituais, e definido o papel de cada grupo no tocante à explanação das mesmas, nesta 5ª etapa é dado início às socializações. O Quadro 5 apresenta as ações referentes ao desenvolvimento do tema Chuveiro em sala, e teve duração de 3 horas-aula.

Quadro 5: Ações referentes ao tema gerador chuveiro elétrico na Etapa 5.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

i) Apresentação do grupo 1 sobre os conceitos de corrente e ddp;

 

ii) Apresentação do grupo 2 sobre o conceito de resistência;

 

iii) Alerta para a composição dos relatórios versando sobre os conceitos discutidos.

i) Apresentação do grupo 3 sobre a Lei de Ohm;

 

ii) Pré-aviso da vistoria dos relatórios preparados e apresentação, por todos os grupos, a respeito de aspectos na instalação do chuveiro elétrico à rede elétrica da residência, bem como seu princípio de funcionamento.

i) Vistoria da composição dos relatórios parciais por todos os grupos;

 

ii) Socialização das explanações sobre o chuveiro elétrico tendo como referência os conceitos discutidos.

 

 

Trabalhados os conceitos que circundam o chuveiro elétrico, o Quadro 6 referente também à quinta etapa do projeto apresenta  as atividades desenvolvidas acerca do tema malha elétrica. Tais ações duraram 4 horas-aula.

Quadro 6: Ações referentes ao tema gerador malha elétrica na Etapa 5.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

i) Apresentação do grupo 4 sobre o conceito de associação de resistores em série;

 

ii) Apresentação do grupo 5 sobre o conceito de associação de resistores em paralelo;

 

iii) Alerta para a composição dos relatórios versando sobre os conceitos discutidos.

i) Apresentação do grupo 6 sobre a associação mista;

 

ii) Apresentação do grupo 7 sobre resistência equivalente em circuitos elétricos;

 

iii) Pré-aviso da requisição de montagem de circuitos com lâmpadas a ser levada a cabo na aula seguinte.

i) Montagem de circuitos segundo as associações estudadas com fios, soquetes e lâmpadas constantes entre os recursos laboratoriais da escola;

 

ii) Pré-aviso da vistoria dos relatórios preparados e apresentação, por todos os grupos, a respeito de aspectos do traçado da malha elétrica da residência de João.

i) Vistoria da composição dos relatórios parciais por todos os grupos;

 

ii) Socialização das malhas desenhadas por cada grupo.

10ª

 

 

A explanação e atividades realizadas na etapa 5 referentes ao quadro anterior trataram de conteúdos que foram desde apresentação de grupos até a escrita dos relatórios parciais. O Quadro 7, ainda referente à Etapa 5, apresenta as ações desenvolvidas durante 3 horas-aula referentes ao consumo de energia do problema de pesquisa.

Quadro 7: Ações referentes ao tema gerador consumo de energia na Etapa 5.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

i) Apresentação do grupo 8 sobre os conceitos de potência e energia elétrica;

 

ii) Pré-aviso da vistoria dos relatórios preparados e apresentação, por todos os grupos, a respeito das estimativas de consumo de energia elétrica na residência de João.

11ª

i) Vistoria da composição dos relatórios em sua versão final por todos os grupos;

 

ii) Esclarecimentos de dúvidas a respeito da estimativa de consumo de energia.

12ª

Socialização, por todos os grupos, das estimativas obtidas para o consumo de energia elétrica.

13ª

 

O último grupo a apresentar seu trabalho tratou especificamente sobre o consumo de energia, e por meio de compartilhamento de resultados cada grupo apresentou sua estimativa de consumo. Concluída a etapa 5 inicia-se a etapa 6, cujas ações perpetradas são apresentadas no Quadro 8.

Quadro 8: Ações referentes à Etapa 6.

Etapa

Atividade desenvolvida

Ordenamento no conjunto de aulas

i) Aula destinada à confecção do cartaz com a estimativa de consumo e confecção das maquetes.

 

ii) Para a realização de instalações funcionais na maquete, foram adquiridos, via compra, leds e mini-interruptores para todos os grupos, sob o ônus consentido por cada um deles.

14ª

Aula destinada à confecção do cartaz com a estimativa de consumo e confecção das maquetes.

15ª

Apresentações das soluções completas para o problema.

16ª

 

Nessa etapa os alunos tiveram a possibilidade de confeccionar cartazes e maquetes do projeto, e por fim apresentar as soluções obtidas para o problema de pesquisa inicialmente proposto.

A Figura 4 ilustra o modelo de uma lâmpada de LED e o modelo de interruptores adquiridos pelos grupos com vistas a implantar a malha elétrica em suas maquetes.

Figura 3: Lâmpada de LED e interruptor usados para a confecção da rede elétrica nas maquetes.

 


Fonte: Eletrogate.com. Disponível em : < https://www.eletrogate.com/chave-gangorra-com-3-terminais>. Acesso em 20 nov. 2019.

                                  

A Etapa 7 consistiu em uma autoavaliação e avaliação entre pares do grupo conforme seu empenho no desenvolvimento do projeto proposto. Na próxima seção apresentaremos a avaliação da prática desenvolvida e os resultados a que chegamos.

 

 

 

 

Referência

SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 26 ago. 2020.

 

 

 

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