Resultados

 

Tópicos a serem publicados no blog a respeito da Metodologia ABP:

1.                  Introdução: Objetivos, Justificativa e fundamentação teórica.

2.                  Esboço de propostas presentes na literatura.

3.                  Modelo proposto a ser empregado na Escola Básica, mas especialmente no Ensino Médio.

4.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Sequência didática.

5.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Critérios avaliação ao longo do processo.

6.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Resultados.

7.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Conclusão.

 

6. Resultados

 

Conforme tratado no post precedente, foram 5 os critérios de avaliação que balizaram as análises e pontuações associadas à sequência didática orientada pela metodologia ABP para a abordagem de conceitos de Eletricidade aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio: Apresentações, Engajamento, Relatórios parciais, Produto final e Autoavaliação. Nas próximas linhas colocamos para apreço os pormenores dos resultados obtidos no tocante à observação de cada um desses critérios.

 

I) Apresentações

Em todas as apresentações, invariavelmente levadas a cabo por um ou dois representantes do grupo em frente à classe, foram sujeitos a avaliação a desenvoltura, segurança na explanação, capacidade de síntese, uso apropriado dos termos e unidades de medida, e uso dos conceitos aprendidos ao abordar um tema gerador, quando este fosse o caso.

A título de ilustração, três dos oito grupos, ao falar sobre a instalação e princípio de funcionamento do chuveiro elétrico, denominaram por “negativo” e “positivo” os fios que o conectam à rede; os demais fizeram uso dos termos corretos “fase” e “neutro”. Enquanto um grupo equivocadamente afirmou que “110V passam pelo chuveiro”, outro fez correta ênfase na distinção entre corrente contínua e corrente alternada.

O que se percebeu, de um modo geral, foi a prevalência da confusão tão comum entre os conceitos de tensão e corrente elétrica, exemplificada adicionalmente pelo uso da expressão “tomada de 20 A”, sem necessariamente saber o que isso significa. A despeito disso, considerando que tenha sido esta a primeira aplicação de conhecimentos, e a julgar o bom manejo de termos, ainda que em menor volume que os equívocos cometidos, houve promissora socialização de conhecimentos adquiridos. De fato, o desempenho nas duas outras apresentações (recorde-se que foram 4 as oportunidades de apresentação) foi significativamente superior, como exemplificam as Figuras 1 e 2.

Figura 1: Malha elétrica desenhada pelo Grupo 5.

 

Interessante chamar a atenção para o fato de que o problema, embora bem definido, admite várias soluções na medida em que não se faz exigência explícita quanto ao traçado da malha, nem se estipula, desde o início, o tempo de funcionamento de qualquer dos eletrodomésticos, nem tampouco o valor da tarifa cobrada pela concessionária para o consumo do kwh. Tais tarefas ficam a cargo dos grupos. O resultado do esforço em se fazer uma estimativa de consumo feito por um dos grupos está exibido na Figura 2.

 

Figura 2: Tabela com estimativa de consumo construída pelo Grupo 4.


 

 

II) Engajamento

 

Quanto ao engajamento, foi analisado não apenas o ativismo dos grupos em realizar as tarefas orientadas de modo a se alcançar a solução do problema, mas também a proatividade - isto é, a capacidade de propor e executar ações para além do estritamente requisitado - a promoção de um ambiente solidário de interação entre seus membros e a mobilização explícita dos membros em participar das atividades.

De um modo geral pode-se dizer que, a despeito de um ou outro caso de manifestação de menor interesse, a metodologia ABP empregada no trabalho foi eficiente nesse aspecto.

 

III) Relatórios parciais

 

A composição dos relatórios teve como fim, conforme dissemos, o consolidar dos conhecimentos alcançados por meio da escrita, e organizar os registros e apontamentos feitos quando colegas de outros grupos socializavam suas produções.

Os critérios utilizados para a avaliação dos sujeitos da pesquisa se restringiram à presença das (i) datas em que as atividades relatadas foram realizadas, (ii) das questões de aprendizagem devidamente classificadas e respondidas e (iii) dos comentários e anotações acerca das apresentações dos demais grupos. A Figura 3 a seguir apresenta um trecho de um relatório confeccionado pelos alunos.

 

 

Figura 3: Trecho de relatório confeccionado pelo Grupo 3 apresentando parte das questões de aprendizagem e a data em que esta atividade foi realizada.


 

O bom desempenho nesse aspecto demonstrado por todos os grupos é aqui enaltecido como fruto de um trabalho que se mostrou capaz de mobilizar os alunos em favor de um aprendizado em grande medida conduzido por eles próprios.

 

IV) Produto final

A solução do problema, aqui chamada de produto final do trabalho, constituiu-se na construção de uma maquete representativa da casa de João com as devidas repartições e instalações elétricas funcionais mediante fios condutores, lâmpadas de leds e interruptores, e na confecção de um cartaz exibindo a tabela com os eletrodomésticos acompanhados das respectivas potências e tempos de funcionamento.

A apresentação do produzido envolveu, ademais, inquirições feitas por alunos de outras séries que puderam prestigiar a exposição. As figuras que se seguem ilustram como as ações se desenvolveram de fato.

 

Figura 4: Apresentações de maquete e cartaz.


 

Figura 5: Apresentação de maquete com rede elétrica em funcionamento.

 

 

 

 

V) Autoavaliação e avaliação entre pares

 

Este tipo de avaliação ocorreu em separado, com cada aluno, de forma oral, e utilizou como critérios a participação nas atividades realizadas durante todo o processo, respeito ao grupo, responsabilidade e desempenho no desenvolvimento das funções, conforme Maidame. Não obstante, como já referido, alguns alunos não tenham se envolvido tanto quanto se esperava, a quantidade dos que se empenharam em muito ultrapassa esse número.

 

 

 

Referência

SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 26 ago. 2020.

 

 

 

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