Conclusão

 

Tópicos a serem publicados no blog a respeito da Metodologia ABP:

1.                  Introdução: Objetivos, Justificativa e fundamentação teórica.

2.                  Esboço de propostas presentes na literatura.

3.                  Modelo proposto a ser empregado na Escola Básica, mas especialmente no Ensino Médio.

4.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Sequência didática.

5.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Critérios avaliação ao longo do processo.

6.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Resultados.

7.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Conclusão.

 

7. Conclusão

 

 

Desempenho geral durante o período de atividades

 

Os frutos colhidos do emprego de uma metodologia centrada no aluno, colocando-o como protagonista de seu próprio aprendizado, bem como de um sistema avaliativo que leva em conta vários aspectos do processo formativo, e não apenas o conteúdo aprendido, se manifestam com clareza e vigor insofismáveis quando a somatória das pontuações atribuídas é levada a efeito. De fato, em um contexto avaliativo de 25 pontos bimestrais, com nota de corte valorada em 60% destes, todos os 45 alunos lograram êxito, como bem ilustra a figura abaixo.

 

Figura 1: Desempenho bimestral dos alunos.


 

Pormenorizadamente, apenas um dos 45 alunos ficou com nota maior que ou igual a 15 e menor que 17 pontos. Dos demais, 15 ficaram com 17 pontos ou com nota menor que 20; ao passo que 29 alunos pontuaram entre 20 e 25.

Em suma, a demonstração de captação de significados durante as apresentações, a compreensão comprovada por sucessivas arguições perpetradas pelo professor, a capacidade de explicar e de aplicar o conhecimento quando das exposições acerca dos temas geradores assim como da confecção das maquetes e cartazes, são eloquentes elementos que apontam para o alcance de aprendizagem significativa; algo de relevância pedagógica amplificada se considerarmos todo o envolvimento que cada aluno teve durante o processo por inteiro.

 

Considerações finais

 

O trabalho tencionou a elaboração de uma sequência didática versando sobre temáticas estudadas no campo da Eletricidade, em Física. Tendo sido fundamentada em ideias desenvolvidas por Pestalozzi, Ausubel e Freire, as ações levadas a cabo em sala tiveram como baliza um modelo que propomos inspirados em experiências relatadas de aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em turmas de alunos de nível superior.

Velando pela manutenção dos princípios essenciais preconizados pela metodologia ABP, quais sejam, guiar a aprendizagem pela análise de um problema recheado dos conceitos mais relevantes sobre determinado assunto e estimular o protagonismo do aluno quanto a seu próprio aprendizado enquanto procura resolvê-lo, propomos um modelo que consideramos mais bem adaptável ao contexto do Ensino Médio, especialmente o encontrado em escolas públicas das redes estadual e municipal, com base no qual uma sequência didática sobre Eletricidade foi construída e subsequentemente aplicada a uma turma da 3ª série.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos mostram de maneira indisputável que a sequência didática foi eficaz para a promoção da aprendizagem dos conceitos básicos de Eletricidade que ela abraçou. A contextualização dos problemas estudados em sala com a realidade cotidiana do aluno e a conexão direta entre teoria e prática possibilitadas pelo uso do fundamental conceito de tema gerador de Paulo Freire como elemento de mediação entre conhecimento científico e conhecimento de mundo, permitiram o alcance em grande medida de aprendizagem significativa como bem atestam não poucas evidências observadas nos resultados colhidos. Desse modo torna-se lícito concluir pela efetividade da sequência didática em atingir seus objetivos, bem como pela validação do modelo que arquitetamos para a implementação da metodologia ABP no Ensino Médio.

Terminamos, pois, por deixar registrada toda a força de nossa crença de que a metodologia ABP, parametrizada pelos termos deste trabalho, é colocada em definitivo na prateleira das práticas pedagógicas potencialmente efetivas de emprego no Ensino Médio, sendo viável para a abordagem, a princípio, de todas as disciplinas ali constantes, e não apenas Física.

 

Referência

SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 26 ago. 2020.

 

 

 

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