Critérios de avaliação
Tópicos a serem publicados no blog a respeito da Metodologia ABP:
1. Introdução: Objetivos, Justificativa e fundamentação teórica.
2. Esboço de propostas presentes na literatura.
3. Modelo proposto a ser empregado na Escola Básica, mas especialmente no Ensino Médio.
4. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Sequência didática.
5. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Critérios avaliação ao longo do processo.
6. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Resultados.
7. Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Conclusão.
5. Critérios de avaliação
Certamente a avaliação dos alunos em um processo de ensino-aprendizagem orientado segundo os parâmetros da metodologia ABP constitui um desafio a ser superado, quanto mais considerando as dificuldades de se individualizar as atribuições numa situação em que todas as atividades em sala foram realizadas em coletivo – por meio dos grupos previamente constituídos.
Pensamos que avaliações escritas tipicamente tradicionais, requisitando a compreensão dos conceitos em seus pormenores em detrimento do conhecimento de uma perspectiva mais ampla, holística, sobre o assunto, são inapropriadas por inteiro, visto que nenhuma das ações e atividades desenvolvidas enfocou a aquisição de tais habilidades. De igual modo, desconsiderar as competências sociais aprimoradas com o trabalho em grupo, a criação de um ambiente colaborativo entre os integrantes e a solidariedade manifesta ao se levar em conta as limitações e potencialidades do colega, seria por demais inapropriado, injusto e constituiria uma visão limitada acerca do papel da escola perante a sociedade.
Dessa forma, procurando na medida do possível colocar sob escrutínio aspectos de naturezas as mais distintas, vez que se busca considerar todos os elementos que contribuíram para o processo formativo, no Quadro 1 os apresentamos, informamos em quais ocasiões no transcorrer da sequência didática foram avaliados, e a atribuição de pontos que entendemos própria a cada um dentro de um contexto pedagógico de 25 pontos bimestrais:
Quadro 1: Aspectos sujeitos a avaliação no processo formativo.
Aspectos |
Oportunidades de avaliação |
Pontuação atribuída |
Apresentações |
Apresentação de conceitos associados ao tema gerador. |
4 pontos |
Aplicação dos conhecimentos à abordagem do chuveiro. |
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Aplicação dos conhecimentos à abordagem da malha elétrica. |
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Aplicação dos conhecimentos à estimativa de consumo de energia. |
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Engajamento |
Externalização dos conhecimentos prévios como tentativa de solução. |
4 pontos |
Elaboração de questões de aprendizagem. |
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Montagem dos circuitos. |
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Preparação da maquete e do cartaz. |
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Relatórios parciais |
Vistoria do registro das atividades realizadas até explanação sobre o chuveiro. |
6 pontos |
Vistoria do registro das atividades realizadas até explanação sobre a malha elétrica. |
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Vistoria do registro das atividades realizadas até explanação sobre o consumo de energia. |
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Produto final (maquete e cartaz) |
Construção da maquete e confecção do cartaz com a estimativa de consumo de energia. |
6 pontos |
Autoavaliação e avaliação de pares |
Findo o processo, arguição dos alunos a respeito deste aspecto. |
5 pontos |
É necessário dizer que todos os aspectos foram avaliados com base no realizado pelo grupo como um todo.
Referência
SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 26 ago. 2020.
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