Critérios de avaliação

 

Tópicos a serem publicados no blog a respeito da Metodologia ABP:

1.                  Introdução: Objetivos, Justificativa e fundamentação teórica.

2.                  Esboço de propostas presentes na literatura.

3.                  Modelo proposto a ser empregado na Escola Básica, mas especialmente no Ensino Médio.

4.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Sequência didática.

5.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Critérios avaliação ao longo do processo.

6.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Resultados.

7.                  Aplicação do modelo para o trabalho de tópicos de eletricidade na 3º série do EM: Conclusão.

 

5. Critérios de avaliação

 

Certamente a avaliação dos alunos em um processo de ensino-aprendizagem orientado segundo os parâmetros da metodologia ABP constitui um desafio a ser superado, quanto mais considerando as dificuldades de se individualizar as atribuições numa situação em que todas as atividades em sala foram realizadas em coletivo – por meio dos grupos previamente constituídos.

Pensamos que avaliações escritas tipicamente tradicionais, requisitando a compreensão dos conceitos em seus pormenores em detrimento do conhecimento de uma perspectiva mais ampla, holística, sobre o assunto, são inapropriadas por inteiro, visto que nenhuma das ações e atividades desenvolvidas enfocou a aquisição de tais habilidades. De igual modo, desconsiderar as competências sociais aprimoradas com o trabalho em grupo, a criação de um ambiente colaborativo entre os integrantes e a solidariedade manifesta ao se levar em conta as limitações e potencialidades do colega, seria por demais inapropriado, injusto e constituiria uma visão limitada acerca do papel da escola perante a sociedade.

Dessa forma, procurando na medida do possível colocar sob escrutínio aspectos de naturezas as mais distintas, vez que se busca considerar todos os elementos que contribuíram para o processo formativo, no Quadro 1 os apresentamos, informamos em quais ocasiões no transcorrer da sequência didática foram avaliados, e a atribuição de pontos que entendemos própria a cada um dentro de um contexto pedagógico de 25 pontos bimestrais:

 

Quadro 1: Aspectos sujeitos a avaliação no processo formativo.

Aspectos

Oportunidades de avaliação

Pontuação atribuída

Apresentações

Apresentação de conceitos associados ao tema gerador.

4 pontos

Aplicação dos conhecimentos à abordagem do chuveiro.

Aplicação dos conhecimentos à abordagem da malha elétrica.

Aplicação dos conhecimentos à estimativa de consumo de energia.

Engajamento

Externalização dos conhecimentos prévios como tentativa de solução.

4 pontos

Elaboração de questões de aprendizagem.

Montagem dos circuitos.

Preparação da maquete e do cartaz.

Relatórios parciais

Vistoria do registro das atividades realizadas até explanação sobre o chuveiro.

6 pontos

Vistoria do registro das atividades realizadas até explanação sobre a malha elétrica.

Vistoria do registro das atividades realizadas até explanação sobre o consumo de energia.

Produto final

(maquete e cartaz)

Construção da maquete e confecção do cartaz com a estimativa de consumo de energia.

6 pontos

Autoavaliação e avaliação de pares

Findo o processo, arguição dos alunos a respeito deste aspecto.

5 pontos

 

É necessário dizer que todos os aspectos foram avaliados com base no realizado pelo grupo como um todo.

 

 

 

Referência

SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 26 ago. 2020.

 

 

 

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