GECA

 

Na altura de 2018, como parte de um programa de implementação da iniciação científica em escolas públicas patrocinado pelo Governo Federal, denominado PROEMI, constituímos, na EE Eduardo Milton da Silva, localizada no município de Novo Cruzeiro, em Minas Gerais, um grupo de estudos de eletrônica e programação computacional mediada pela plataforma Arduino. Por esta ocasião, selecionamos 12 alunos de turmas da 3ª série do Ensino Médio segundo os aparatos disponíveis adquiridos com recursos do programa, e de acordo com o interesse que demonstravam em se inteirar da área a ser enfocada. Em um post ulterior, trataremos da sequência didática e dos objetivos específicos que nortearam as ações do grupo denominado Robótica virtual: Iniciação ao Arduino.

            Para o presente momento pretendo realçar um aspecto que se sobressaiu a propósito dos estudos. Sucede que neste mesmo ano de 2018, a Unidoctum, universidade privada de grande prestígio da macrorregião de Teófilo Otoni, na figura de seu curso de Sistemas de Informação, convidou a nossa escola para participar do II Startup Race, cuja proposta é a fomentação do espírito criativo e empreendedor nas escolas das cidades circunvizinhas.

            Com o convide prontamente aceito, montamos a equipe composta por 5 alunos – oriundos do projeto que então desenvolvíamos – e procuramos voltar as atenções para mitigar o problema do desperdício de água tão presente numa região carente desse recurso como a que moramos. Em resultado das pesquisas e estudos, pioneiramente desenvolvemos o que batizamos de GECA: Gerenciador Eletrônico de Consumo de Água.

O funcionamento do dispositivo basicamente pode ser descrito da seguinte forma: Pouco antes de sair de casa para o trabalho, o proprietário insere a cota máxima de água a ser consumida ao longo do dia; à medida que a água vai sendo consumida, o display LCD exibe em tempo real o volume fornecido; tão logo a cota seja atingida, o GECA interrompe o fluxo, o qual poderá ser desbloqueado apenas mediante introdução de senha previamente cadastrada. A cada vez que a senha é inserida, no entanto, apenas 10% da cota inicial fica liberada.

Seguem-se algumas fotos do GECA:







     Com esta abreviada recordação do trabalho pretendo mostrar que mesmo numa escola pública estadual é possível encontrar bons valores, isto é, alunos curiosos e dispostos a compenetrar-se no estudo de determinado assunto quando devidamente motivados e apoiados. O dispositivo desenvolvido é, até onde sabemos, absolutamente inovador e construído com recursos e habilidades plenamente plausíveis dentro do contexto das nossas escolas.

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